Por H2N Engenharia em 20/03/2020
Por que planejar a montagem das estruturas metálicas é tão importante?

Construtoras e montadoras que não cumprem o planejamento inicial expõem as construções a múltiplos riscos. Recomendações vão do armazenamento à montagem.

A construção civil representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIP) brasileiro e emprega mais de 2 milhões de pessoas. Com tantos profissionais trabalhando, as obras surgem a todo vapor espalhadas pelo país. Mas antes mesmo de uma construção sair do papel, existe um plano de montagem detalhado, formulado por engenheiros especialistas das construtoras, que norteia os demais trabalhadores desde a montagem da estrutura até a conclusão das obras. O não cumprimento das recomendações iniciais pode gerar futuros improvisos e, consequentemente, afetar o desempenho do projeto, além de acarretar manutenções corretivas no decorrer da vida útil do empreendimento.

Para normatizar os procedimentos, o Comitê Brasileiro da Construção Civil, em conjunto com a Comissão de Estudo de Estrutura em Aço, elaborou a norma técnica NBR 8800. O documento traz as especificações sobre todas as fases da edificação em estrutura de aço – a principal base estrutural das construções no Brasil. “Para situações ou soluções construtivas não cobertas por esta resolução, o responsável técnico pelo projeto deve usar um procedimento aceito pela comunidade técnico-científica, acompanhado de estudos para manter o nível de segurança previsto por esta”, especifica a norma NBR 8800. Buscando cumprir os procedimentos adotados, muitas empresas se especializaram apenas na montagem das estruturas.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..